Tempo de leitura: 4 minutos
“Quem semeia pensamentos colhe um hábito. Quem semeia hábitos colhe um carácter. Quem semeia um carácter colhe um destino.”
(Autor desconhecido)
Para termos grandes resultados na nossa vida, devemos primeiro entender o que é que está na sua origem. Dessa forma, existe uma “fórmula” que é transversal a todas as áreas em que os resultados acontecem de forma massiva:
→ 80% Psicologia;
→ 20% Mecanismos / Sistemas / Estratégia
Entendendo esta parte, tudo o que possamos fazer para aperfeiçoar está manifestação, deve seguir um plano cuidadosamente elaborado.
Neste contexto vou partilhar contigo os 4 Passos para conseguires tudo o que desejas da tua vida, seja em que área for.
1 – O que quero?
Decide de forma clara e objetiva o que queres da tua vida. Não te limites ás tuas circunstâncias actuais para fazeres este exercício, pois tudo o que tens até agora (seja do teu agrado ou não), é resultado de um processo passado, feito com base em escolhas e crenças passadas.
Construímos o nosso sistema de de crenças com base na informação e formação que temos nesse momento. Logo não podes esperar muito mais se aquilo em que, nesse momento acreditas, não te deixa ver além do que é possível. Este factor, por si só, é determinante na conquista e realização dos teus mais ousados sonhos.
Este simples artigo, por exemplo, vai contribuir significativamente para que tenhas uma maior clareza e objetividade na forma como deves “desenhar” a tua vida. Aliás, tudo o que partilho contigo, seja de que forma for, serve esse propósito.
Escreve, este é o segredo. O que é que eu gostava de fazer para o resto da minha vida, se dinheiro, tempo, e minha localização geográfica não fossem problema.
(Eu sei que no princípio até podes estranhar este exercício, mas ele é de importância vital para dares início ao teu processo da conquista).
2 – Ação!
Depois de “desenhares” o projecto da tua vida, vamos dar os primeiros passos para que comece a ganhar forma.
O que te separa do ponto onde hoje te encontras do lugar onde queres estar, é o que “fazes”.
Neste passo o meu conselho é que arranjes um mentor. Alguém que te possa ajudar a dares os primeiros passos. Reconhecer com humildade que necessitas de ajuda, poupa-te “kilometros” de terreno!
Alguém que tenha os resultados e que esteja na posição e disposição de te dizer o que fez e como fez para lá chegar, vale muito dinheiro e poupa-te muito tempo (o teu bem mais precioso).
Aparentemente simples, este passo é um dos mais complexos, uma vez que nem todas as informações são válidas. Nem tudo o que se diz tem o efeito que se deseja!
Investe algum tempo na pesquisa por essas pessoas, entra em contacto com elas e tenta perceber de que forma podem iniciar uma relação com base na conquista dos teus objetivos.
Nunca te. Esqueças, estás a desenhar o mapa / projeto da tua vida !
3 – Analisa.
Dizia em tempos com muita regularidade, que parte do meu trabalho passava por Recolher, Aplicar e Medir Resultados. E em traços muito gerais, simplificando muito a “coisa”, grande parte do meu tempo é passado a pesquisar novas e melhores formas de fazer chegar a minha mensagem ás pessoas para que, depois de aplicar os métodos recolhidos, consiga ter um resultado / uma métrica. É nesse seguimento que são feitos os ajustes necessários para afinar e optimizar toda a minha estrutura de comunicação.
Isto serve para te dizer que tens que analisar sempre os resultados que estás a ter. O facto de teres o melhor plano, feito pelos melhores mentores, não te garante os melhores resultados. Nada é “chapa 5“, como se costuma dizer.
4 – Muda!
Se o veículo que escolheste para te ajudar a conquistares os teus sonhos não têm a “força” que necessitas para lá chegar, muda!
Não existe pior sentimento do que a frustração de quem segue um sonho “dentro” de um veículo que não tem o potencial para o ajudar.
A coragem e a ousadia necessárias para termos a atitude de mudar quando percebemos que só assim conseguiremos se fiel aos nossos sonhos, é fundamental para o sucesso deste passo que é determinante no processo da conquista.
Conheço muitas pessoas que, apesar não estarem a ter os resultados que desejariam e merecem por culpa do veículo que escolheram, continuam a “apregoar” aos 4 cantos do mundo à sua fidelidade para com a sua escolha. Soa a fanatismo e, infelizmente, não traz nenhuns resultados para as suas vidas. Defendo afincadamente que somos a “peça” mais importante do “jogo” da nossa vida, e não existe melhor marca no mundo o que o nosso nome!
Para finalizar, e acreditando no precioso conteúdo que aqui relato, desejo-te muita lucidez para que te apercebas a tempo e horas das mudanças que deves fazer em prol dos teus sonhos !