Tempo de leitura: 4 minutos
Quando dizemos que empreender não é fácil, imaginem o que é fazê-lo 100% através da internet, sem nenhum conhecimento ou experiência prévia!
Este meu percurso empreendedor começou por volta dos meus 20 anos (mais coisa menos coisa), e não foi nenhum dom nem destino vocacional que ditou essa direcção, muito antes pelo contrário. A minha fraca prestação escolar e as poucas oportunidades que se me apresentavam na altura, forçaram-me a ir nessa direcção.
Hoje, passados 20 anos, agradeço a Deus, ao universo, ou seja qual for a entidade que regule isto tudo, pelo trilho que tive que traçar. Todas as quedas, as vitórias, derrotas, sucessos, fracassos resultantes deste processo transformaram-me nesta pessoa, com todos os defeitos e virtudes inerentes a uma personalidade em construção com plena consciência que não nasceu acabada. Sou, como qualquer um de nós, um resultado de todas as escolhas que fiz, as boas e as menos boas.
Este artigo marca mais um ponto importante no meu processo de empreendedor e por isso o partilho com todos – A apresentação do meu novo site.
Foram cerca de 3 meses de trabalho onde acúmulo 7 anos de experiência. E quero frisar que comecei nesta actividade sem saber o que era um “link” ou um simples “print screen”!
Muitos perguntar-se-ão, o porquê de tanto mediatismo, quando na verdade é só mais um simples site de entre tantos que existem neste mundo virtual. E até certo ponto, este poderia ser mais um de entre os biliões de espaços que compõem esta realidade virtual, mas não. Por vários motivos que te quero passar nesta partilha, este é o site. Esta é a montra que eu tanto ansiei por ver a luz do dia. Este é o escritório onde grande parte dos meus clientes passam e podem verificar na primeira pessoa quem sou eu, e que tipo de trabalho presto à minha comunidade. Este é o espaço que escolhi para mostrar ao mundo um pouco (na verdade, uma grande parte) do meu mundo. Por isso, este não pode ser mais um site 🙂
Quero aproveitar este momento para registrar aqui o nome de algumas pessoas que me ajudaram durante todo processo. E a primeira delas, como não poderia deixar de ser, está a minha mulher (Fernanda Ramos), pois para além de uma super mãe dedicada tem sido a grande responsável pelo meu equilíbrio emocional, sem o qual seria impossível fazer aquilo que faço.
À Marta, minha filha mais velha. Tudo isto só faz sentido porque tu existes e eu faço questão de participar activamente no teu crescimento durante, pelo menos, os primeiros 20 anos de vida. O resto já deixo por tua conta 🙂
À Maria, minha filha mais nova. Vieste cimentar tudo aquilo em que eu fortemente acredito. Fazes parte de um legado em construção que eu faço questão de o levar a bom porto!
Ao Duarte Amorim que está comigo desde o início da minha caminhada e teve a paciência de me explicar o que era uma hiperligação e como se fazia um print screen, acreditando sempre no que eu lhe dizia mesmo quando tinha dificuldades em escrever o nome no computador: “- Um dia vou fazer vida disto e vou ajudar pessoas a terem mais e melhores resultados nas suas vidas com a ajuda deste veículo…”
Agradecer também a todos aqueles que se cruzaram comigo em qualquer actividade que desenvolvi. Aos clientes que um dia apostaram em mim. E a todos aqueles que duvidaram que seria capaz chegando mesmo a comentar de forma depreciativa as minhas publicações (na altura), fizeram-me lembrar dos velhos tempos de escola onde a chacota e o “pagode” à personalidade franzina e cheia de medos que eu carregava nesses tempos sublinhavam com convicção a crença de que, se calhar eles tinham razão… eu não nasci para ter sucesso… o melhor mesmo é me conformar com a mediocridade e tentar sobreviver longe desses olhares.
Tudo isto foi importante, e todas essas pessoas fizeram de mim aquilo que hoje sou, cada uma à sua maneira, e cada um com o seu contributo – grato mesmo.
Correndo o risco de me esquecer de alguma, vou aqui identificar todas aquelas que contribuíram com um pouco de si, para mim.
Gostava de ler os vossos comentários e aceito de bom grado todas as sugestões que me forem dadas.
Este é, acima de tudo, um espaço de partilha, por isso sintam-se livres de o usarem da melhor forma recolhendo toda a informação que fizer sentido para vocês.
Aos que ainda não me conhecem e, por qualquer motivo se cruzaram com esta publicação, sintam-se livres de a comentar e, se porventura se identificam com algo do que faço e gostariam de ver espelhado nas vossas actividades, façam-me chegar essa vontade.
O sentimento é de gratidão e muita satisfação por mais um objetivo cumprido.
Obrigado !!