Tempo de leitura: 6 minutos
Hoje vou partilhar contigo um dos capítulos do meu livro ( Pensar e Agir Fora da Caixa ), mais importantes no processo de vida de qualquer empreendedor, ou pessoa comum que queira dar vida a um Sonho.
Vamos falar de sonhos!
“Cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir.” – Steve Jobs
“O sonho comanda a vida” – António Gedeão
Para mim, falar de sonhos é falar de vida. A partir de um determinado momento da nossa vida (nós decidimos qual), deixamos de sonhar e começamos a viver (na maior parte dos casos) os sonhos de outras pessoas: as que souberam perpetuar a fase inicial da vida e decidiram que valia a pena continuar a sonhar. Outros de nós, são desviados dos seus sonhos por pessoas que erradamente, entendem que sonhar não faz parte da realidade dita “normal”. E talvez tenham razão! Com efeito, sonhar, acreditar, e fazer tudo o que está ao nosso alcance para materializar o sonho, não é normal.
Não precisas de ir muito longe para perceberes que URGENTEMENTE tens de voltar a sonhar.
O mundo seria certamente mais agradável se sonhássemos e fizéssemos tudo o que estivesse ao nosso alcance para levar por diante os nossos sonhos. Todavia, estes valores não nos são transmitidos desde o berço, nem tão pouco na escola. Com sorte, podemo-nos cruzar com alguém que alimente os seus sonhos e nos passe essa tão desejada fórmula. E isso é possível, basta querê-lo com determinação e afinco.
QUAIS SÃO OS TEUS SONHOS?
Qual foi a última vez em que sentiste aquela vontade de fazer algo (mesmo sem saberes muito bem o quê) só porque SIM? Só porque a paixão está a falar mais alto?
Queres o meu conselho? VAI EM FRENTE!!!
Normalmente, nunca sai bem à primeira……mas… E se sair?
E se todas as contas que fizeste durante todo este tempo estivessem completamente desajustadas da realidade? Talvez precises apenas de colocar um pouco mais de ação na tua dinâmica, para assim chegares à concretização do tão almejado desejo!
Nunca te esqueças que não vais conseguir manobrar um barco que esteja parado.
Pior do que errar, é nunca ter tentado!
Não é minha pretensão que este seja “mais um” livro de motivação. Não me interessa nada que sintas vontade de fazer as coisas acontecer, se pouco tempo depois ficares sem saber o que fazer para dares forma ao teu sonho. Posso garantir-te que aqui, isso não vai acontecer!
Podes até nem te enquadrar em nada disto, e encontrares outros livros que sirvam melhor o teu propósito. Mas uma coisa eu te garanto: no final deste livro, vais saber exatamente aquilo que deves, e não deves fazer para começares a dar forma ao teu sonho.
Existe um plano por detrás de qualquer obra e tu só tens de seguir o “guião”.
Espero que tenhas já “acordado” a tua mente, para a necessidade de voltares a sonhar. Provavelmente até és daquelas pessoas que nunca parou de sonhar (e se assim é, dou-te os meus mais sinceros parabéns: pela ousadia, coragem, e consistência), e hoje tens a oportunidade de começar a tua etapa.
Quando falo de sonhos há uma sensação de liberdade que me invade. Uma liberdade rara, pouco comum, invulgar, e muito especial.
Sonhar é a mais pura forma de liberdade.Assim, é importante que realizes que te deves sentir livre para usares este livro como muito bem entenderes, e se assim o entenderes (não te esqueças que és uma pessoa livre). Se leres um capítulo com o qual não te identificas, “salta-o”. O tempo é o bem mais precioso que temos e deves saber muito bem onde investes o teu. Tu procuras acima de tudo o “sumo”, por isso te digo, se não o encontrares aqui, vai buscá-lo noutro lado. Ele existe e “anda por aí”!
Para integrares isto, é importante que te deixes “levar” por uma “anormalidade” típica de quem persegue desenfreadamente aquilo que lhe traz felicidade, sem se deixar abater por julgamentos de quem nada percebe do assunto.
Se com estas palavras eu tiver conseguido acordar-te dos teus mais adormecidos sonhos, terei cumprido parte do meu propósito.
Agora vamos à parte prática.
Esta é uma obra orientada para resultados, e por isso, existem procedimentos que tens de levar a cabo.
Num caderno escreve os teus sonhos. Sejam eles quais forem!
Não te deixes intimidar pelas tuas circunstâncias atuais, pois o facto delas fazerem parte do teu presente, não significa que continuem no teu futuro.
(para fazeres este exercício, podes, e deves, parar por instantes a tua leitura)
Separa os teus sonhos por duas áreas:
– O que queres Ser;
– O que queres Ter.
No meu caso, não consigo pensar em “Ter” sem antes visualizar quem vou “Ser“.
Que tipo de pessoa tenho Eu que Ser para Ter aquilo que quero?
Esta é a pergunta!
Eu sei que esta parte pode ser “incómoda”, principalmente porque não deves estar habituado a fazer este tipo de exercício. Com a prática, vais notar cada vez mais fluidez na construção do teu “catálogo de pedidos à tua Vida”. Caso não saibas, esse é o objetivo: desenhares o catálogo da Tua Vida.
Reforço-te a ideia: escreve tudo sem limitações. Imagina-te na posse de todas as condições financeiras e com todo o tempo do mundo para realizares os teus sonhos. O que seria? Como seria?
Imagina que tens à tua frente um génio esperando esse “catálogo”, e que se prontifica a entregar-te tudo aquilo que aí estás a escrever. O que vais escrever? (como te sentes?)
Este exercício vai fazer com que te sintas melhor: mais motivado, e com muita vontade de realizar os sonhos que são os Teus.
Este é um passo que deves repetir sempre que encontres algo que queiras concretizar. Seja o que for tens de anotá-lo, de outra forma vai ser muito difícil chegares aos teus intentos.
Digo-te por exemplo, que nunca poderias estar a ler este livro, se ele não tivesse sido desenhado e “redesenhado”, na maior parte dos casos, inúmeras vezes, e isto passa-se com tudo na vida.
No momento em que te encontras a ler este capítulo, muito provavelmente, já dou forma à minha segunda obra. E mais uma vez, como podes perceber, ainda estou a escrever esta, mas é assim que tudo começa: primeiro na nossa mente, logo no papel com um simples esboço …
Bora lá Sonhar bem alto e em grande !
Ajuda-me a partilhar com mais pessoas este conteúdo 🙂