Tempo de leitura: 6 minutos
Quem me segue de perto sabe que esta é uma das mais utilizadas formas que uso para começar as minhas partilhas de informação. Mas hoje, a que vou fazer contigo é, particularmente especial, e dá uma força maior à minha introdução. Isto porque, “quem me segue de perto” sabe da minha história online. Como, Porquê, e de que forma comecei a dar os meus primeiros passos neste “agora” maravilhoso mundo digital, e das tremendas dificuldades que tive no início.
Mas porque é que te estou a escrever sobre isto ?
Porque andei a navegar por dentro de algumas pastas, e descobri “tesouros” que registam os meus primeiros passos.
O que aqui te trago hoje tem a ver com o vídeo – uma das minhas ferramentas de eleição dentro da comunicação digital. Vais ver um dos meus primeiros vídeos (provavelmente o segundo ou terceiro), e vais poder experiênciar na primeira pessoa a minha imaturidade frente a uma câmara de filmar…
A razão pela qual partilho isto contigo, é porque a maior parte das pessoas que me assistem online pensam que eu “nasci para isto”. E até certo ponto, pode ser que até tenham razão… o problema é quando interpretamos essa vocação como um dado adquirido e não fazemos nada para melhorar – já eras!
Passados 4 anos desde que comecei a mostrar ao mundo que cara esconde a minha tela, verifico que só existe um milagre para todos os grandes resultados – o treino e o trabalho ( que pode vir do treino ). Tudo o resto que te possam dizer, ou fazer acreditar que vá em direcção contrária ao que aqui te trago dificilmente te transforma na pessoa que tens que ser, para viveres a vida que mereces viver.
Neste momento acumulo 7 anos de trabalho dedicado ao mundo virtual, e com ele aprendi, não só a ganhar a minha sustentabilidade financeira, como materializar um dos meus grandes sonhos – poder trabalhar onde quiser, com quem quiser, quando quiser. Em suma, aprendi a definir o meu conceito de liberdade.
Hoje desenvolvo trabalhos de marketing digital para empresas, empreendedores, e pessoas comuns que tenham um projecto ou uma ideia, e lhe queiram dar vida utilizando uma estratégia de marketing digital para optimizar e potenciar os seus resultados.
Isto tudo é importante e tem outro sabor quando o consegues fazer em familia. Para que quem perto de ti está possa perceber “in loco” como é que se ganha o dinheiro enquanto se vive uma vida perto de quem verdadeiramente importa.
Consegui passar de um “nabo”, sem saber o que era um link, uma hiperligação, e um print screen, a alguém que ajuda através do seu conhecimento adquirido nestes 7 anos, outros a terem mais e melhores resultados com a introdução do mercado digital.
Mas antes queria deixar claro que, ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, não sou ninguém especial nem com “super capacidades” – longe disso!
Sou apenas uma pessoa que, depois de passar por algumas dificuldades profissionais na sua vida, e com o mercado de trabalho a restringir cada vez mais a entrada, percebeu que teria de existir uma terceira alternativa. Algo que se pudesse fazer remotamente sem necessariamente necessitar de um local ou espaço fisico para ganhar expressão. Afinal de contas, com todos os avanços tecnológicos existentes ao nosso dispor, e a facilidade de comunicação que essa tecnologia nos apresentou, apenas tinha de perceber como poderia tirar o máximo partido disso.
Os primeiros anos foram duros, aliás, muito duros. Conseguia contar pelos dedos das mãos o numero de horas que dormia por semana…
Se pensei em desistir? Claro que sim. Várias vezes. Aliás, hoje acredito que, uma das razões pelas quais cheguei aqui e consegui fazer vida disto, foi porque as empresas para onde concorria não me aceitavam para trabalhar. Ninguém queria ter um funcionário como eu na sua empresa (Lol). Alguns diziam que o anúncio já tinha expirado, outros diziam que me contactavam depois e, os mais sinceros diziam que precisavam de alguém mais novo e com mais qualificações académicas para a função. E claro, sem grandes (ou nenhumas) alternativas em mente, fui-me aguentando por aqui, aprendendo cada vez mais, e prestando serviços a troco de algum dinheiro para poder comprar o pão…
Mas foram precisos 7 anos para poder dizer ao mundo com convicção aquilo que faço sem o receio de ser contratado por alguém que se decepcione com as minhas competências.
Desde a formação, passando pela consultoria, à prestação de serviços de marketing digital, sem nunca descurar a escrita que é uma das minhas paixões, consigo equilibrar “o barco” e incentivar outros a fazerem o mesmo.
O “grito” de hoje vai no sentido de perceberes que também eu um dia já tive o meu início. E que início! Como prova viva disso é o vídeo que viste acima. Espero que esta partilha de informação te inspire para que continues a fazer o que tem de ser feito, no sentido de viveres uma vida com mais sentido, significado, e outro tipo de resultados.
Quero, como não podia deixar se ser, agradecer a todos os que, “em tenra idade digital”, acreditaram na minha mensagem e, de uma forma ou de outra, contribuíram para que chegasse onde hoje me encontro.
Sempre acreditei no processo, e no respeito que devemos ter pelas suas fases – as boas, e as menos boas. Todas elas merecem ser partilhadas para que mais pessoas percebam que não é só de vitórias que as batalhas são compostas. Mas também não devemos abandonar o “campo de batalha” ao primeiro sinal de fracasso! Pois se ele existe significa que ainda não tínhamos a preparação que era necessário ter para ultrapassar esse desafio. Devemos aceitar com humildade esses sinais. E quando os ultrapassares prepara-te, pois te esperam “lutas” com outro requinte!
Espero que as minhas partilhas te sirvam de inspiração, e que nunca em tempo algum divides das tuas capacidades. Tens tudo o que precisas para viveres uma vida com mais e melhores resultados – aqueles que tu tanto desejas. E se ainda não os estás a conseguir significa que “ainda” não estás preparado/a para o ter. O meu conselho (se é que te posso dar algum), é que tomes a consciência do ponto onde te encontras e definas o ponto onde te queres encontrar, acredites que é possível lá chegar, procures a informação certa (que pode vir de livros, mentores, cursos, etc.), e metas a “mão na massa”!
Agora gostava de ler os teus comentários e, se achares que esta mensagem pode ajudar mais alguém, partilha !
Obrigado pelo teu tempo 🙂