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Hoje vamos falar de vendas, e de que forma as podes potenciar utilizando o mercado como “itinerário“.
Se segues o que eu faço sabes que a minha grande missão enquanto ser humano é fazer com que pessoas comuns tenham resultados extraordinários nas suas vidas. Identifiquei no mercado digital uma formula de tornar esse objetivo real. Ainda assim existem algumas pessoas que, por não terem as melhores experiências com “relacionamentos” digitais feitos em épocas passadas, fecham-se a esta informação e, como resultado, ficam aquém de viverem uma vida com mais e melhores resultados.
Partilho assim algum conteúdo de relevo, na esperança que faça sentido para alguém, fazendo desta maneira jus á minha missão.
Fica comigo, mergulha nestas palavras e, se fizer sentido para ti, partilha com o. Teu círculo de amigos, pode fazer também sentido para mais alguém – Obrigado!
Existem vários autores de renome que abordam a temática das vendas de uma forma muito técnica, com uma série de procedimentos cirurgicamente estruturados durante o tempo em que ocorre este processo.
Como base em todas essas técnicas enquadradas num contexto digital, resolvi simplificar a “coisa”, e passar-te as bases de qualquer transação comercial que se faça em ambiente digital.
Vamos lá perceber de que forma podes vender qualquer coisa a qualquer um, com a ajuda da internet.
→ 1 – Consciência.
Seja um computador que tenhas na tua frente, uma publicidade que acabaste de fazer no jornal local, um anúncio televisivo, ou até mesmo um potencial cliente que acabaste de visitar no seu local de trabalho, aquilo que tu queres é iniciar um relacionamento – isto que fique claro.
Passamos demasiado tempo preocupados com técnicas e tecnologias que podem aperfeiçoar as nossas prestações enquanto profissionais de vendas, e descuramos esta parte, a das relações com as pessoas que podem, ou não, vir a ser nossos clientes.
As pessoas compram melhor a quem conhecem e confiam. Logo, quando te focas no relacionamento, seja ele cultivado no mercado tradicional ou no digital, tudo fica mais fácil quando chega a hora de comprar o que tens para vender.
Esta relação deve ser construída em cima de 2 pilares:
– Preocupação em servir a pessoa;
– Foco nas necessidades da pessoa.
A partir desse ponto, e sempre manifestando interesse genuíno na relação que estamos a construir, começamos a entregar valor para que a pessoa conhece um pouco mais do nosso mundo.
→ 2 – Valor
Partindo do princípio que já tens uma estrutura de marketing digital montada (caso não tenhas, lê aqui um artigo onde te ensino passo a passo como podes montar uma), começas a partilhar no teu blogue artigos com conteúdos interessantes, que possam ajudar a solucionar alguns desafios que o teu nicho de mercado enfrenta. Podem ser ebooks, formações em vídeo ou áudio, workshops, ou até mesmo artigos com dicas de valor.
Esse conteúdo vai ser referenciado em todas as redes sociais onde marcas presença de forma a que o maior número de pessoas que te seguem possam “beber um pouco desse teu sumo”.
→ 3 – Medir
O próximo passo é conheceres um pouco melhor a tua audiência, percebendo quais os desafios que enfrentam com mais regularidade, e o que fazem para os ultrapassar. Vais fazer isso com a ajuda de um questionário (podes utilizar o google forms, que é gratuito, mas também tens o surveymonkey com subscrição a partir de um determinado número de respostas).
O objetivo continua a ser o mesmo, interesse genuíno nas pessoas que seguem as tuas publicações. Nesse contexto vais fazer uma séria de perguntas (nunca mais de 15), de respostas rápidas com o intuito de motivar uma aproximação de vossa relação e, em última instância, um contacto mais direto.
Um seguidor que chegue a esta fase e queira ser contactado/a, significa que te reconhece autoridade.
Aqui vais notar que um pequena percentagem de todos os que te seguem, vão querer falar contigo ou responder ao teu questionário (cerca de 3%), mas não te preocupes, é perfeitamente normal. Significa que necessitas de levar mais valor ao mercado para que reconheçam e aumentes os números das conversões (respostas dadas, e pedidos de contacto).
→ 4 – Oferta
No seguimento do passo anterior tens uma oferta, que nada mais é do que o produto ou serviço que tens para comercializar.
Vou dar-te o exemplo de uma pessoa que é Coach, e que quer vender os seus serviços utilizando esta fórmula que aqui te trago. No questionário que ele coloca às pessoas, convém que tenha perguntas para as quais o Coaching dele tem a melhor solução. Isto para colocar a pessoa num contexto mental de necessidade, caso seja esse um dos desafios da pessoa (Coachee) que responde às suas perguntas.
Se tudo estiver estruturado como deve ser, vai ser a própria pessoa a pedir a venda, em vez de lhe ser apresentada.
Chamamos a isto de uma oferta irresistível. Ou seja, todo o processo que vai desde o questionário até ao contacto direto com a pessoa.
→ 5 – Recomendações
Para a grande maioria, o processo de vendas termina no passo anterior, afinal de contas, já cumprimos o objetivo – vender o produto ou serviço!
Mas para uma pequena percentagem (aqueles que querem realmente ter resultados extraordinários), é aqui que eles sentem que está a oportunidade de ouro para “catapultar” os seus resultados, como? Através de recomendações!
Não existe melhor altura para pedir a uma pessoa que nos recomende, que aquela em que ela acaba de ser nossa cliente.
Quem souber aproveitar bem o “momentum” de uma venda, dificilmente vai ter preocupações com novos clientes para as suas actividades, pois os existentes vão continuar a alimentar a estrutura com mais e melhores referências. Por isso é que é tão importante a solidez do relacionamento que cultivámos no primeiro passo.
Resumindo:Consciência ⇒ Valor ⇒ Medir ⇒ Oferta ⇒ Recomendações
Boas vendas !
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