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Adoro falar sobre coisas básicas. Daquelas que, podendo ou não fazer sentido, tem provas dadas de que funcionam. Afinal de contas, são as bases!
O artigo de hoje tem esta particularidade. Servir quem se estiver a iniciar nesta comunicação digital, e recordar todos aqueles que, apesar da experiência acomulada, possam estar a passar por um “deserto” temporário de resultados.
Nunca mais me irei esquecer de uma frase que ouvi numa formação de “Imbound marketing” (marketing de conteúdo), que dizia assim:
A melhor forma de promoveres o teu negócio é não falares do teu negócio!
Partindo do princípio que, no mínimo, tens um perfil no Facebook, e passas por lá 2 ou 3 vezes por semana para pores a “conversa em dia”, já te deparas-te certamente com anúncios a promoverem os melhores negócios do mundo como se não existisse amanhã. Certo?
A minha pergunta para ti é: Em quantos negócios desses, promovidos dessa maneira, já aderiste, ou deu-te vontade de aderir, por sentires que o que lá se fala é coisa “séria”?
Deixa-me adivinhar …. Zero, ou lá perto ! Acertei?
A grande verdade é que, por mais credibilidade, seriedade, e profissionalismo que o negócio em questão ou projecto possa ter, dificilmente será entendido dessa forma, se não alterar-mos a maneira como a mensagem é passada – este é um dos princípios mais importantes do conceito de marketing.
São centenas, para não dizer milhares, de tiros nos pés que diariamente são dados por promovermos de forma errada as nossas actividades.
Fazer marketing, para mim, é educar uma audiência com a nossa mensagem, com a nossa visão.
Se reparares nas grandes marcas como a Coca cola, ou a Nike, nenhuma delas promove diretamente a compra da bebida ou da sapatilha. Nas suas intervenções são passadas mensagens que visam educar o público com conteúdo de valor.
A Coca cola, por exemplo, tem como missão refrescar o mundo, inspirar momentos de optimismo e felicidade, criar valor e marcar a diferença.
Já a missão da Nike é trazer inspiração e inovação a todos os atletas do mundo.
Se repares bem, em nenhum momento cada uma das marcas aqui representadas, passa uma mensagem de aumento das suas vendas! Não obstante, e inerente a todo o processo de passagem de valor com as suas mensagens, as vendas vão acontecer naturalmente.
Neste contexto, e tomando como ponto de partida os conceitos básicos do marketing digital, deves colocar o teu entendimento de marketing no topo da lista para que, a partir daí, e com naturalidade, se desenvolvam os restantes 5 passos que identifiquei como fazendo parte das bases.
De seguida temos a tua comunicação para uma audiência. Aquela que, pelo conteúdo que partilhas , se identifica com a tua mensagem.
Esta parte, de importância vital para a tua actividade, é, para além de muito trabalhosa, uma das mais complexas de definir, uma vez que a esmagadora maioria das pessoas que promovem um negócio ou produto fazem-no da forma errada, como já deu para perceber no ponto acima.
→ Qual é a tua mensagem para o mundo?
→ O que é que te apaixona verdadeiramente, e sobre o qual passarias horas infinitas a falar?
→ Que atividade escolherias para desenvolver se dinheiro e tempo não fossem um problema para ti?
→ Como gostavas de ser recordado/a um dia, quando já cá não estivesses fisicamente?
Estas são algumas perguntas que te deves fazer no sentido de encontrares a tua missão – porque é que fazes aquilo que fazes.
Se reparares na mensagem das 2 marcas que referenciei, vai muito mais além do que a identificação dos seus produtos. Existe uma forte componente centrada na entrega de valor a uma sociedade que usufrui dos seus produtos.
Melhor do que ter clientes, é ter fãs. Pessoas que nos referenciem aos 4 cantos do mundo pela transformação que sentiram fruto de uma ou outra mensagem que leram nossa.
Se tratares do teu jardim as borboletas vão aparecer!
Isto para te dizer que se queres ter pessoas a quem possas vender o teu produto ou serviço, deves-te centrar na produção de conteúdo de valor. Só assim vais atrair para as tuas plataformas os contactos que poderão ser teus clientes, e que se irão transformar em teus fãs!
O passo seguinte tem a ver com as ferramentas necessárias que tornam tudo isto real e possível de ser mensurado, para que te aproximem dos resultados desejados.
De todas as disponíveis para te ajudarem neste processo, destaco aquelas que julgo de maior importância:
– Um Blogue;
– Um autorresponder (sistema de e-mail marketing).
O Blogue é o único espaço da internet onde podes (e deves), ser visitado é que é teu! Tudo o resto não te pertence. E estou a falar, obviamente, de todos os perfis que possas ter criado nas mais diversas redes sociais existentes neste mundo virtual.
É lá que colocas todo o teu conteúdo, seja ele em que formato for.
O autorresponder, sistema de e-mail marketing, ou armazém de contactos, serve para aproximar a relação que tens com todas as pessoas que, para além de te seguirem, estão verdadeiramente interessadas na tua comunicação. Colocado em locais estratégicos, como o teu blogue, por exemplo, estes formulários de subscrição da tua newsletter, permitem saber quem se interessa pelo que partilhas, oferecendo aos teus seguidores a possibilidade de se inscreverem nas tuas listas.
E é desta forma aparentemente simples e básica, que se constroem as listas de contactos.
A “autoestrada” que alimenta toda esta estrutura chama-se tráfego. Por outras palavras, quantas pessoas vêm o que estás a publicar no teu blogue ?
Existem uma série de estratégias, pagas e orgânicas, que aceleram todo está processo. Mas hoje vamos falar apenas daquela que, apesar de ser gratuita, é a mais básica de todas – sindicancia.
Sindicar conteúdo nada mais é do que partilhar tudo aquilo que públicas no teu blogue pelas redes sociais onde marcas presença. Não recomendo o uso de programas automáticos para o efeito, uma vez que as próprias redes sociais têm forma de ver se és tu ou algum programa que está a fazer a publicação, e premeia que o faz manualmente.
Tudo isto serve um propósito – fazer mais e melhores vendas.
Passando em resumo tudo o que aqui partilho sobre os conceitos básicos do marketing digital, percebemos que, até chegarmos ao nosso objetivo final, existem uma série de passos básicos, neste caso 6, que se não forem dados pela ordem e procedimentos certos, comprometem drasticamente todo o processo de vendas.
Resumindo:
1 – O teu conhecimento de marketing;
2- A tua comunicação para uma audiência;
3 – Quais as ferramentas necessárias;
4 – Construindo uma lista de contactos;
5 – Tráfego e estratégias;
6 – Vendas.
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