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A primeira vez que ouvi esta expressão, vinda da boca de um dos maiores “gurus” de marketing digital do Brasil pensei, porque raios haveria eu de necessitar trabalhar o meu discurso do elevador se o meu negócio fazia-se 100% através da internet?
Estava errado! Fica comigo até ao fim que eu prometo dar-te dicas de como podes desenvolver e melhorar o teu discurso do elevador – partilha com mais malta, não guardes esta informação só para ti!
Se segues o que eu publico já não deve ser novidade para ti o tipo de vida que eu promovo – nómada digital. Ainda assim, ela é motivo de muitos comentários vindos maioritariamente de pessoas que não tem a mínima noção daquilo que nós fazemos para desfrutar da liberdade que um trabalho remoto proporciona. Neste contexto, e porque existe um mau entendimento entre liberdade e a ausência de ações, resolvi partilhar este artigo de maneira a, não só esclarecer esta parte, como ajudar-te a tirar o máximo de partido de todos os detalhes que preenchem o teu dia.
Não ter horários, nem um espaço fixo para se trabalhar, nem até mesmo ninguém a quem dar satisfações acerca do trabalho que estamos (ou vamos) a desenvolver pode ser muito aliciante. No entanto a ausência de ações resultante da falta de disciplina que uma rotina desta natureza obriga é fatal. (Este excerto faz parte de um super artigo sobre nómadas digitais e tem como principal objetivo servir uma comunidade de empreendedores digitais interessada em trabalhar remotamente. Caso te identifiques com este tipo de comunicação clica AQUI para leres o artigo completo.)
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Um estudo feito recentemente por uma universidade norte americana sobre a forma como um comercial aproveita profissionalmente o seu dia, revelou resultados muito interessantes. Mais de 80% dos profissionais das vendas não tem preparado o seu discurso de elevador.
E o que é “O discurso do elevador”?
É uma breve e esclarecedora descrição sobre o que fazemos.
Sempre que me perguntam o que é que eu faço, por exemplo, a minha resposta é clara, breve, e sucinta – “Eu ajudo empresários, empreendedores, e pessoas comuns a terem melhores resultados nas suas actividades com a introdução do mercado digital!”
Este é o meu discurso de elevador, e ele responde às 4 principais perguntas que se colocam sempre que criamos o nosso discurso:
– O que fazes?
– A quem ajudas?
– Que desafios consegues solucionar?
– O que faz de ti um ser humano único?
Neste enquadramento é importante saberes que, um bom discurso de elevador não nasce de um “estalar de dedos”! Ele é fruto de várias perguntas e respostas, como se da construção de um puzzle se tratasse, até encontrarmos aquela que encaixa na perfeição.
Algumas dicas valiosas que te posso passar para encontrares o teu discurso:
1- Anota as perguntas e respostas às questões que te coloquei em cima;
2- Pede ajuda também a pessoas amigas, ou familiares próximos, que te conheçam bem e analisem friamente as tuas ações;
3- Faz uma retrospectiva á tua vida e tenta perceber de onde vens, e para onde te diriges;
4- Faz uma sondagem nas tuas redes sociais sobre a opinião que tem acerca de ti numa palavra;
5- Faz um roteiro, ou descrição lógica do material que recolheste, juntamente com a tua matéria prima, e tenta chegar a uma conclusão “lógica”;
6- Pratica até se tornar um hábito, de maneira a automatizares o teu discurso.
Quando tiveres interiorizado o teu discurso do elevador deves adapta-lo aos diferentes públicos existentes no teu círculo de influências. No final, aquilo que tu pretendes, é que ele seja bem recebido pelas pessoas que interagem contigo.