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A taxa de sucesso de um empreendedor digital é de 2% ao fim do segundo ano!
Sabias que, segundo uma pesquisa recente feita por uma universidade Americana, 98% dos empreendedores que iniciam uma actividade digital, não passam do segundo ano de negócio?
A verdade é que, mesmo com a crescente tendência do mercado digital nestes últimos anos, e nos anos que se avizinham, a esmagadora maioria dos empreendedores que se aventuram na conquista deste maravilhoso mundo, não passa do segundo ano de actividade.
Gostavas de saber que práticas estão na base dos 2% que optam pela internet, como forma de ganhar a vida?
Fica comigo até ao fim!
Ter uma actividade que dependa de um computador com ligação à internet para se viver é o sonho de qualquer empreendedor que decida viver uma vida livre junto de quem mais ama. Acredito que todos nós em algum momento da nossa existência já pensou em largar tudo, apanhar no que é verdadeiramente importante, e viajar pelo mundo com uma mochila nas costas cheia do que é essencial. Mesmo aqueles que são pais (como é o meu caso), já lhe passou pela cabeça apanhar na mulher e nos filhos (…o que é verdadeiramente importante), e mostrar na primeira pessoa o mundo como ele realmente é, sem filtros nem fotografias. Com todo o enriquecimento cultural que os diferentes povos nos transmitem – a verdadeira riqueza!
Mas depois chega o momento em que começamos a fazer contas, e ponderamos tudo o que construímos, e o risco de algo não dar certo com a nossa ideia de negócio virtual … e acabamos por voltar à “vidinha” que nos trouxe até aqui.
Essa é a liberdade que eu defendo e que, em todas as formações que ministro, tento incutir na vida de quem me ouve. Consciente que não é fácil, conseguimos agilizar melhor o caminho se nos munirmos das ferramentas certas e desenvolvermos as competências que nos permitam desenhar literalmente o nosso estilo de vida livre!
Este, como grande parte dos artigos que partilho com o mundo, tem como principal objetivo alertar-te para o factor número 1 – o diferenciador – que pode fazer com o teu negócio digital faça parte dos tão desejados 2%, e consigas desfrutar das 3 liberdades mais desejadas – a Financeira, Geográfica, e Temporal.
Vamos falar da CONTEÚDO!
(Aconselho-te a apanhares no teu caderno de capas rijas e tirares as anotações que achares necessárias)
Conteúdo é o factor determinante e diferenciador de um negócio que escolha o mercado digital como forma de se desenvolver.
Vejo com regularidade pessoas que postam suas actividades na internet com falsas promessas de crescimentos astronômicos com base em sistemas automatizados exigindo pouco, ou quase nenhum, esforço por parte do empreendedor que se decida juntar a elas – é um engano.
Para se vingar no mercado digital, com em qualquer outro lugar do mundo, não só é preciso trabalhar MUITO, como saber para onde devemos direcionar os nossos esforços. Só conseguirás atrair pessoas para as tuas actividades, sejam elas quais forem, se tiveres conteúdo de valor para elas. Mais do que um negócio, o que a maior parte das pessoas procura é formação e educação. Se a tua estrutura estiver munida desses ingredientes vais ter pessoas a quererem fazer parte da tua vida. Caso contrário, é uma desilusão para quem te visitar.
Por isso preparei 12 poderosas dicas para produzires conteúdo de forma profissional e atrativa.
⇒ Anota!
→ 1 – Antes de começares a escrever, e caso não definido o tema principal dos teus artigos, faz uma pesquisa no Google Keyword Planner por palavras chave sobre a tua área de maneira a que fiques com uma ideia do que as pessoas mais procuram;
→ 2 – Quando começares a escrever, deixa as ideias fluírem livremente sem as interromperes, no final fazes os devidos acertos e correções ortográficas. Não interrompas a tua criatividade, pois ela é o teu bem mais precioso na produção de conteúdo.
→ 3 – Bloqueaste ? Vai tomar um café, dar um passeio, ou praticar um pouco de desporto, nem que seja por breves instantes. Sair do ambiente em que te encontras e procurar outro totalmente diferente costuma solucionar esses bloqueios temporários.
→ 4 – Define um calendário editorial. A produção aleatória de conteúdo, embora seja a minha preferida, não costuma trazer tão bons resultados ao maior número de pessoas pela falta de disciplina. Tudo fica mais fácil se investires um dia do teu mês a planear o mês seguinte a nível dos temas que queres abordar nos teus artigos.
→ 5 – Utiliza sempre a mesma fonte e cor para os teus textos, socorrendo-te apenas do Bold (ou negrito), para dares um destaque maior a uma ideia. Várias cores e tamanhos noun texto, não só não ficam bem, como causam confusão cerebral, dificultando dessa maneira a produção.
→ 6 – Lê muito! É a partir da leitura que surgem a maior parte das ideias para tudo aquilo que público. E quando estás a iniciar-te neste maravilhoso mundo da produção de conteúdo, os livros, blogues, e outros ambientes onde recolhas informação escrita, vão ser os teus maiores aliados neste processo.
→ 7 – Separa os teus textos por tópicos. Sempre que inicies um novo artigo, deves identificar o número de fases em que ele se vai desenrolar e, dessa forma, desenvolvas melhor o conteúdo que vais escrever referente a essa fase.
→ 8 – Uma das melhores formas de estimular a criatividade quando ela não se quer manifestar é ouvir música. Identifica que tipo de música te faz descontrair e escrever e alimenta a tua mente com esses momentos.
→ 9 – Tão ou mais importante do que o valor do conteúdo que estás a partilhar, é fazer com a sua leitura seja agradável. Certifica-te que cuidas dessa parte para que a tua audiência sinta prazer em ler o que escreves.
→ 10 – Um bom título é meio caminho andado para o sucesso do teu artigo. Faz sempre uma lista de 5 ou 10 possíveis títulos para o teu artigo, forma sobre o assunto, e no outro dia vê qual é que te soa melhor.
→ 11 – Diversidade de conteúdo.
Uma das melhores formas que conheço de “animar” um artigo è a diversidade no formato de conteúdo partilhado. Quer seja em vídeo, imagem, ou um simples áudio que coloque no mer artigo, serve, não só, para nutrir a minha audiência de maneira diferente, como para tornar mais atrativo aquilo que partilho pela ausência de monotonia demonstrada.
→ 12 – Existem 5 tipos de conteúdo: Informativo, Formativo, Social, Emocional, Especiais ou Específicos.
Ter este conhecimento, não só te vai ajudar melhor a organizar a tua produção, como vai melhorar o teu foco na hora de o partilhares. Assim sendo, vamos falar um pouco de cada um deles:
¡ Informativo – São artigos com dicas simples e rápidas (como este que estou aqui a partilhar contigo), onde quem consome fica com uma breve ideia de como melhorar algo na sua vida;
∂ Formativo – No mesmo segmento do anterior, este tipo de conteúdo é exposto de uma forma mais detalhada com recurso a vídeo e, em muitos casos, manuais em formato de ebook (podes consultar aqui um artigo com essas características);
∴ Social – São artigos que motivam o relacionamento. Normalmente utilizados como forma de reconhecer o trabalho realizado por uma empresa ou empreendedor. Esta partilha é normalmente vista nos blogs de mentores que ajudaram outros a superarem desafios nas suas vidas;
♥ Emocional – São histórias que relatam feitos e que misturam uma boa dose de desenvolvimento pessoal. Costumamos observar estas partilhas em escritores que, para além da paixão pela escrita, nutrem um cuidado especial na forma como “desenham” as suas mensagens.
™ Especiais ou Específicos – Estes anunciam um evento, e descrevem-no de forma a que o interlocutor se sinta motivado em participar.
Espero que te tenha sido útil! Partilha com o mundo e ajuda-me a deixar este lugar um pouco melhor do que aquilo que o encontrámos 🙂
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