Tempo de leitura: 3 minutos
Não me querendo alongar muito na exposição do conteúdo que aqui partilho, quero deixar bem claro que, não saber nem dominar as bases dos negócios, quer sejam eles divulgados pelo mercado tradicional ou pelo mercado digital, significa comprometer literalmente o seu desenvolvimento.
Assisto com regularidade a negócios que se expressam (ou tentam), através do mercado digital, da forma menos correta e, o mais grave, não trás os resultados desejados (para não dizer nenhuns).
Utilizares o mercado digital para alavancares os resultados da tua empresa, aumentando a tua facturação, não só é importante como recomendável. O problema acontece quando quem o faz, não tem a minima ideia de como deve ser feito.
Estes 4 passos que aqui partilho contigo devem ser escritos no “espelho” da tua empresa, para que os possas visualizar todos os dias, e acertes a comunicação.
1º Passo – Criar autoridade.
Como queres vender algo a alguém, se essa pessoa ainda não te conhece bem?
A melhor forma que tens de atrair pessoas para o te circulo de influencia é através do valor partilhado. Esta prática faz de ti uma autoridade dentro do teu nicho de mercado.
Partindo do principio que dominas um tema, e é sobre ele que queres comunicar, deves partilhar dicas sobre esse tema. Desta forma, não só estás a ajudar pessoas com as tuas soluções, como destacas a tua imagem dos demais “players” do mercado através do conteúdo.
2º Passo – Gerar tráfego.
Quando falas, escreves, pintas, desenhas, ou gravas simplesmente um vídeo sobre algo, colocas essa produção numa qualquer plataforma que detenhas aqui na internet (um site, blogue, ou uma simples landing page com uma breve descrição tua e dos teus serviços). O passo seguinte é mostrar esse conteúdo ao mundo, para que eles se apercebam da pessoa maravilhosa que tu és.
Desta maneira começas a gerar tráfego para os teus sites.
3º Passo – Criar uma relação com a lista.
Vão existir pessoas que não se identificam com a tua mensagem, é verdade. Mas em contrapartida, vais ter outros que, à medida que a mensagem vai ficando poderosa, vão ficando teus fãs.
Estas pessoas, que merecem todo o teu carinho e atenção, merecem também, e acima de tudo, muito respeito no tratamento. E tu, vais permitir que seja feita uma comunicação mais direta para quem resolveu aproximar a sua comunicação da tua, subscrevendo a tua newsletter. Ao fazeres isto, e da forma como descrevo (genuína), estás a criar uma forte e poderosa relação com a tua lista.
4º Passo – Criar uma oferta irresistível.
Este é o passo por onde todos começam. Nunca vais conseguir vender algo a alguém, pelo mercado digital, sem que antes se tenha desenvolvido algum tipo de relação, como já verificaste pelos passos anteriores.
Ainda assim, todo este processo serve um propósito – dar força ao teu negócio, ou actividade, através do mercado digital. Para que isso aconteça deves ter um produto ou serviço que seja apresentado de forma irresistível.
A apresentação tem de ser de tal maneira boa que, mesmo que as pessoas não tenham necessidade de o adquirir, sinto vontade de compra-lo!
Claro que não queremos, nem vamos, enganar ninguém porque, acima de tudo, comercializamos produtos ou serviços de topo. A pior coisa que pode acontecer a um cliente que tenha comprado algo nosso é sentir-se defraudado/a com aquilo que adquiriu.
Partindo do principio que o teu produto ou serviço cumpro-me na integra todos os requisitos de qualidade, e que estás a comunicar para uma audiência, ou nicho de mercado, que necessita do que tens para vender, só te falta “empacotar” com mestria e muita beleza a tua oferta. O resto vai acontecer com grande naturalidade.
Espero que te tenha servido, e que possas aplicar aos teus projectos parte do aqui recolhes de forma a que tenhas mais e melhores resultados.
Partilha com o mundo, se achares que estas palavras devam ser lidas por mais pessoas – grato!