Tempo de leitura: 4 minutos
Existem grandes probabilidades de este artigo ter um “monte” de visualizações pelo título sugestivo que apresenta.
Não se tratando de mais uma fórmula mágica, a receita para mais e melhores contactos reside, na minha humilde opinião, em 2 coisas fundamentais:
→ Na fonte;
→ Na relação.
Por mais cursos ou táticas que nos tentem passar, no sentido de optimizarmos ao máximo está área com o menor esforço e entrega possível, a verdade é que, sem trabalho, nada feito!
Tu até podes descobrir uma fonte fidedigna de contactos, e teres diariamente dezenas deles a entrarem nos teus funis de marketing mas … Até que que eles façam negócio contigo , pode ir um passo de gigante.
→ Então qual é o segredo?
Como é que aqueles gurus do marketing digital e do desenvolvimento pessoal tem, nos seus canais e redes sociais, milhares de pessoas inscritas que “veneram” diariamente todo o conteúdo que eles partilham ?
A resposta é: – Com muito trabalho!
Sim, por mais que te digam que tentem dizer o contrário, é que tudo é simples e fácil, como se de um estalar de dedos se tratasse … Não é bem assim.
Eu também gostava que fosse, de forma a que pudesse ter mais tempo para desfrutar com a minha família, enquanto um desses esquemas milagrosos fazia todo o trabalho por mim mas, não é assim que acontece.
Tudo o que tenha que ver com pessoas e com as suas decisões, está diretamente ligado às relações que cultivas e, diariamente alimentas com elas. Neste contexto existem várias peças de importância vital que determinam o sucesso deste objetivo, e entre elas está uma das mais importantes – o conteúdo.
Ainda assim, e partindo do principio que, independentemente do tempo e esforço requerido, estás na disposição de passar pelo processo, a receita é simples.
Primeiro, certifica-te que a tua estrutura digital está bem “oleada”! Quero dizer com isto que, se um contacto se cruzar com uma qualquer informação tua, e tiver interesse nesse conteúdo, vai provavelmente querer se inscrever na tua newsletter. Deves ter uma página de captura pronta para receber esse contacto e uma sequência de e-mails de seguimentos à altura de fazer o respectivo acompanhamento a esse contacto.
Este procedimento, por si só, faz com que se estabeleça uma relação empática com a tua lista, e as pessoas sintam que fazem parte dela.
No entanto existem 2 notícias para ti neste momento, uma boa e outra menos boa …
A boa é que, quando o teu sistema está preparado para receber contactos, estabeleces, quase sem te aperceberes, uma boa relação com essas pessoas, o que vai fazer com que, num futuro próximo, estavam mais receptivas ao que tens para oferecer, por confiarem em ti.
A menos boa … É que fazer tudo isto dá muito trabalho e no inicio os resultados podem não ser muito motivadores.
Agora vamos ás Dicas!
Para conseguires mais contactos.
Não te centres numa única fonte de tráfego. Adopta sempre uma política de diversificares as tuas fontes porque, tal como em tudo na vida, o tráfego na internet oscila. Existem momentos em que o Facebook está a funcionar bem, mas vão existir momentos em que essa rede não te vai gerar nada de contactos. E tu, como profissional do mercado que és, não deves estar à mercê deles.
Foca a tua atenção em desenvolveres competências que te permitam trabalhar eficazmente outras fontes como o Adwords, os Solo Ads, as Networks, e Interstitials.
Para conseguires melhores contactos.
Os bons contactos vem das relações que desenvolves com eles. E que, a meu ver, começam logo desde a intenção que colocas quando começas a fazer as tuas campanhas publicitárias.
Muitas pessoas menosprezam este passo, e centram-se na relação de um contacto que já está dentro da lista, esquecendo-se muitas vezes que, o mesmo contacto que agora subscreveu a nossa newsletter, é aquele que nos segue desde o início da nossa caminhada no mercado digital, observando todas as nossas publicações.
Esta relação só é possível com a partilha de bom conteúdo ( e isso dá trabalho … Mas é extremamente necessário )
O meu conselho é que te centres nessas duas práticas em simultâneo. Mesmo quando ainda não tens uma base de seguidores muito grande, deves treinar diariamente a tua produção de conteúdo, para quando chegar a altura de comunicares para grandes audiências, estares com tudo afinado !
Já tens o meu livro ?